1. O que é um gerador eólico?
O gerador eólico é um equipamento que converte a energia cinética dos ventos em energia elétrica, de forma segura, sem gerar resíduos.
2. Posso ter meu próprio gerador eólico?
Sim, os geradores eólicos da EOLICOM são ideais para a geração de energia em residências, empresas e comércios. Devido ao seu pequeno porte, podem ser instalados facilmente no topo destes estabelecimentos e passam a gerar energia elétrica no mesmo dia da instalação.
3. Que altura os geradores eólicos devem ser instalados?
A altura varia de acordo com modelos de turbina eólica, mas geralmente variam de 6 a 30 metros. Em geral, quanto maior a altura, maior a velocidade média do vento que a turbina irá experimentar.
4. Quanto de espaço eu preciso para uma turbina?
O diâmetro do rotor dos geradores eólicos varia de 1,5 a 2 metros, dependendo do tipo de modelo.
5. Eu preciso de permissão para instalar um gerador eólico?
Instalações de energia eólica de pequeno porte podem exigir a permissão do arquiteto ou do engenheiro da obra. Para conectar o gerador eólico a rede de energia você deve sempre consultar a distribuidora, de preferência confirmado por escrito, se isso for necessário. É sempre bom discutir seus planos com vizinhos. Fatores relevantes da instalação de geradores eólicos incluem o impacto ambiental, o acesso ao local, o ruído e os efeitos visuais. No geral, as políticas nacionais de planejamento apoiam o uso e desenvolvimento de energia eólica em pequena escala.
6. Geradores eólicos são barulhentos?
Os geradores eólicos da Eolicom foram projetados para produzir o mínimo de ruídos possível, por exemplo, o design das lâminas e os materiais leves utilizados na sua fabricação permitem uma menor emissão de ruídos. Em geral, o próprio vento faz mais barulho que uma turbina eólica. É muito pouco provável que qualquer barulho dos geradores eólicos de pequeno porte seja ouvido em mais de 30 m.
7. Geradores eólicos afetam sistemas de radar ou recepção de TV?
Pequenos geradores eólicos são muito pouco suscetíveis a terem efeitos prejudiciais sobre radares ou sistemas de transmissão. Em geral, turbinas com pequenos diâmetros possuem dimensões que são fáceis de ultrapassar.
8. Há riscos de raios?
Turbinas eólicas são utilizadas durante décadas e o risco de raios danificarem o gerador é muito pequeno. No Brasil, a chance de isto acontecer é de 1 em 500mil.
9. Posso usar minha turbina para o aquecimento de água?
A resposta é sim, as turbinas eólicas da Eolicom podem ser utilizadas para aquecimento indireto de água, por exemplo, assim como o gerador eólico gera energia elétrica abastecendo a rede, ele pode ser conectado a uma resistência na caixa d’água para aquecer o suprimento de água. No entanto, a energia necessária para aquecer grandes reservatórios é significativamente maior do que o consumo de energia de pequenas residências, de modo que geradores eólicos maiores seriam necessários para a geração de calor
10. Posso conectar meu gerador Eolicom na rede?
Sim, os geradores eólicos da Eolicom foram projetados para serem conectados a rede elétrica de forma que a energia gerada abasteça a rede gerando créditos de energia para o usuário que são contabilizados através de um medidor de energia.
11. O que acontece quando o vento deixa de soprar?
Quando o vento deixa de soprar, a eletricidade continua a ser fornecida pela distribuidora. Entretanto, é possível economizar até 80% da demanda de energia elétrica utilizando os geradores eólicos da Eolicom, sem ter de fazer quaisquer alterações significativas na forma como o sistema opera.
12. Não é mais barato economizar eletricidade?
Como a maioria das construções não é totalmente eficiente no uso de energia é mais indicado o uso de sistemas que auxiliem na substituição do consumo da energia elétrica da rede por soluções que permitam a geração de energia alternativa de forma independente. Portanto, o uso de geradores eólicos em residências, empresas e comércios é altamente indicado para quem pretende economizar energia elétrica.
13. Como posso cuidar do meu gerador eólico?
A manutenção necessária para os geradores eólicos da Eolicom é mínima. Nossos geradores são projetados para uma vida útil de 30 anos ou mais. Rolamentos devem ser lubrificados anualmente para que o período de duração do gerador eólico seja o maior possível.
14. Quanto tempo leva para instalar um gerador eólico?
A instalação dos geradores eólicos da Eolicom é simples. Geralmente em apenas um dia já possível ser feita a instalação e logo em seguida o gerador já começa a produzir energia elétrica e gerar economia.
15. Posso instalar o gerador eólico em qualquer rede elétrica?
Os geradores eólicos da Eolicom são projetados para serem instalados em tensões de 110V e 220V. Para saber qual a tensão da sua rede elétrica é preciso entrar em contato com a distribuidora de energia de sua região.